Secador e chapinha Uso frequente também pode causar queda; saiba evitar



Muitas mulheres já incorporaram o secador e a chapinha ao tratamento diário dos cabelos. Mas alisar os fios todos os dias com esses equipamentos pode trazer muitos prejuízos, causando inclusive queda.
O principal problema dos aparelhos está nas altas temperaturas, já que o calor, a longo prazo, pode deixar os cabelos muito fracos e quebradiços. Já a queda, embora aconteça com menos frequência, pode ser causada por conta de uma tração nos fios, o que caracteriza a alopecia.
“Tração pode ser provocada na raiz dos fios por variados motivos, como um penteado, por exemplo. Principalmente os penteados afros e até mesmo os mega hairs. A chapinha também pode causar tração nos fios, e isso promove o enfraquecimento da raiz, o que leva à queda. Em alguns casos, pode ser até definitiva”, explica a dermatologista Ligia Colucci.
Se você é adepta da chapinha, é preciso cuidado na hora de escolher o modelo. O ideal é evitar as que possuem o ferro sem proteção, podendo queimar o couro cabeludo se muito aproximadas da cabeça. Sendo protegido, o ferro não entra em contato com a raiz do cabelo e não provoca tração.
Porém, segundo a especialista, o ideal é que as meninas abandonem essa prática diária. “Mesmo que a chapinha não queime o couro cabeludo, a temperatura alta continua prejudicando o fio se for feita com muita frequência. É assim com o calor do secador também, que se for usado muito próximo da cabeça pode até fazer com que a dermatite seborréica (a famosa caspa) piore”, orienta.
Quem já sofre com esse mal deve tratar bem dos fios com produtos especializados e tentar mudar os hábitos. “Deixar o cabelo secar ao natural de vez em quando faz bem. A maneira correta é não manter o uso frequente, mas sim usar os equipamentos como aliados quando necessário para incrementar o visual”, finaliza Ligia.
Cabelos detonados
Se o calor da chapinha e do secador já detonaram seus fios, deixando eles quebrados, com frizz e com cara de mal cuidados, já passou da hora de investir em uma hidratação intensa. Hoje não é mais preciso gastar uma fortuna nos salões de beleza para recuperar a saúde do fio, pois os produtos de hidratação caseira oferecem o mesmo resultado.
Caso você tenha o costume de expor o cabelo à essas agressões, o ideal é fazer hidratar. Lave o cabelo com um bom shampoo e condicionador e utilize cremes de nutrição ou ampolas de 1 minuto pelo menos uma vez por semana. Isso garante que os cabelos sofram menos e tenham um aspecto saudável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doação de Maquiagem

Batom Ameixa Ouro da Avon

Reconstrutor Capilar Luna